Traz novas formas de estudar
Ter um smartphone conectado à internet é ter o mundo na palma da mão. A criança tem uma infinidade de possibilidades para pesquisar, podendo buscar e encontrar respostas para qualquer questão em poucos segundos. Então por que não fazer da grande rede o novo livro didático?
Ferramentas interativas, como vídeos e jogos, podem ser muito mais estimulantes e facilitar muito o aprendizado dos pequenos. Afinal, o interesse é algo fundamental no processo de aprendizagem.
Apesar de muitas escolas ainda se negarem a estabelecer essa relação inevitável com o mundo da tecnologia, muitas outras já aproveitam suas ferramentas como uma forma de tornar as aulas mais interessantes e adequadas ao contexto em que as crianças vivem hoje.
Prepara para o futuro
Hoje, o mercado de trabalho é dominado pela tecnologia, e vale ressaltar que já há uma grande falta de mão de obra especializada para atuar nessa nova realidade. Saber usar ferramentas tecnológicas não é mais um diferencial, é uma exigência básica para qualquer cargo minimamente qualificado.
Daqui a 10 ou 20 anos, tudo indica que essa presença tecnológica será ainda mais intensa — e é com esse mundo que os jovens de hoje terão que lidar. A tecnologia é presente e futuro, e quanto mais as crianças e adolescentes aprenderem a trabalhar com ela, maiores serão suas chances de sucesso na vida profissional.
Desenvolve a capacidade de aprendizado
Assim como todo o corpo da criança, o cérebro infantil também está em constante desenvolvimento. Novas conexões são formadas a cada instante, e o modo como essa construção se dá é fundamental para o resto da vida de um ser humano.
Sem substituir outras relações, como o contato pessoal e o afeto, jogos e outras atividades interativas são excelentes estimulantes para os pequenos cérebros em desenvolvimento.
Ao ampliar as potencialidades do cérebro com mais rapidez, devido aos estímulos fortes e constantes, a criança desenvolve uma mente mais aberta e apta a aprender com facilidade sobre diversos assuntos e de diferentes formas. É um crescimento proporcional: quanto mais se aprende, mais facilidade e interesse se tem pelo aprendizado.
Permite que a criança produza conteúdo
Sim, esse é um grande benefício. Com a supervisão e orientação correta de um adulto, é claro, a criança pode produzir o que quiser e disponibilizar na rede. Textos, vídeos, sites e, por que não, jogos?
A ideia de não só receber um conteúdo pronto, mas também ser capaz de construir e divulgar aquilo que de seu interesse, faz com que a criança assuma o lugar de protagonista em seu próprio aprendizado.
Ela se torna muito mais independente e autodidata, além de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de ensinar. Além disso, o contato constante com realidades diferentes da sua e a visão de que todo mundo pode produzir seu próprio conteúdo é excelente para ensinar à criança sobre tolerância e respeito.
Estimula a concentração e o raciocínio lógico
Em uma tela colorida no celular ou tablet, com vários itens se movimentando ao mesmo tempo, uma criança de 2 anos de idade precisa ficar muito atentar para compreender o que se passa, principalmente se aquela atividade pede que ela interaja de alguma forma.
É assim que essas ferramentas ensinam a criança a prestar atenção, a ter foco. A habilidade de concentração é de extrema importância no aprendizado, com ou sem tecnologia, e desenvolvê-la cedo coloca a criança em vantagem no processo escolar.
Da mesma forma, o raciocínio lógico também é estimulado. Isso será importante não só na infância, mas também na vida adulta. O computador é pura lógica, e aprender o modo como ele opera, por exemplo, ajuda a criança a entender o funcionamento de suas próprias habilidades lógico-matemáticas.
Desperta interesse por novos conhecimentos
Como já dissemos aqui, a tecnologia é um mundo disponível na palma da mão. A internet não só permite que a criança aprenda sobre qualquer assunto, como é também responsável por despertar os mais diversos interesses.
Ao consumir conteúdo e interagir com ferramentas tecnológicas, a curiosidade natural da criança fará com que ela queira saber cada vez mais. Com o estímulo correto, pode-se aproveitar essa curiosidade infantil para construir grandes aprendizados — basta que os pais se certifiquem de que a criança consuma aquilo que é adequado à sua idade.
Como você pôde perceber, a tecnologia na infância não é nenhum grande desafio para a educação. Pelo contrário, é preciso aceitá-la como algo que faz parte da vida da criança, e fará ainda mais no futuro. As habilidades do século XXI envolvem a tecnologia e todas as outras facetas que ela traz. Uma criança que aprende essas habilidades, será um adulto preparado para o futuro.
Greidson Campos